DAQSYS Soluções Integradas

::: Sistema para teste de protetor térmico para compressores


::: DESAFIO :::

Desenvolver um sistema robusto e confiável capaz de realizar testes ininterruptos em protetores térmicos para compressores.




::: SOLUÇÃO :::

Utilizar o Compact Fieldpoint em conjunto com o LabVIEW Real-Time para criar um sistema de aquisição de dados capaz de atender todos os requisitos do projeto.




::: DESCRIÇÃO :::

A Embraco, empresa brasileira, líder mundial na fabricação de compressores para refrigeração, necessitava de um sistema de aquisição de dados para realizar testes de vida nos protetores térmicos utilizados em seus compressores.

Os protetores térmicos são elementos de proteção destinados a proteger o compressor em caso de sobrecorrente. No teste de vida os mesmos são testados durante 15 dias, submetidos a condições extremas, instalados em compressores com o rotor bloqueado.

Durante os 15 dias de testes os conjuntos compressor/protetor térmico necessitavam ser monitorados continuamente, medindo e registrando temperaturas no compressor e o número de atuações do protetor térmico, assim como o tempo em que o mesmo permanecia ligado e desligado. Além disto, o sistema deveria ser capaz de testar vários compressores de uma única vez, com início e fim de teste não simultâneos, resultando em uma situação em que o sistema de teste não deveria ser interrompido a qualquer momento, pois sempre haveria algum compressor em teste. O sistema deveria permitir ainda a exportação dos resultados de teste pra um software proprietário do cliente responsável pela geração dos relatórios de teste.

Para atender a todas estas necessidades se optou pela utilização do Compact Fieldpoint da National Instruments, devido ao fato deste hardware possuir um sistema operacional de tempo real que garante a segurança de executar, sem falhas ou travamentos causados pelo sistema operacional, o software desenvolvido pela aplicação. Outra grande vantagem da utilização deste hardware é a manutenção, uma vez que, caso ocorra algum defeito em algum módulo de condicionamento de sinal, o mesmo pode ser substituído a quente, sem a necessidade de desligar o sistema.

O aplicativo foi desenvolvido com o LabVIEW Real-Time que permitiu o desenvolvimento de um software robusto que atendeu todas as necessidades do teste. Para acompanhamento dos testes foi utilizado o servidor Web embutido no Compact Fiedlpoint, que permite o acompanhamento e parametrização dos testes via um Web browser. Os resultados dos testes, após serem armazenados na memória do Compact Fieldpoint, são transferidos via FTP para um servidor corporativo.

Para maiores informações sobre esta aplicação ou outras desenvolvidas pela DAQSYS, entrar em contato através do fone (47) 3029-0764 ou info@daqsys.com.br.



voltar

47.3029.0764
rua São Paulo, nº 31, Sl. 6. Bucarein
cep 89202-212 | Joinville - SC
daqsys@daqsys.com.br
SP: 11 2781.0202 | 11 99277.4534

Newsletter

Cadastre-se e fique bem informado!



Busca

Zumerata Internet