DAQSYS Soluções Integradas

::: Sistema de visão para inspeção de características geométricas em tecidos.


::: DESAFIO :::

Desenvolver um sistema de visão para substituir a análise manual de características geométricas de amostras de tecido, como rugas e fiapos, com confiabilidade e praticidade.




::: SOLUÇÃO :::

Utilizar placas de aquisição National Instruments, para a aquisição das imagens dos produtos, e processá-las a partir de um software customizado especialmente desenvolvido para a aplicação, tendo como linguagem de programação o LabVIEW.




::: DESCRIÇÃO :::

O cliente necessitava de um sistema para adquirir as imagens de amostras de tecido, processá-las, quantificar o enrugamento ou a presença de fiapos, analisar os resultados obtidos e exibir estes em uma tela principal. O sistema ainda deveria ser capaz de armazenar estes valores de inspeção em um banco de dados, emitir relatórios individuais ou relatórios compostos, assim como armazenar as respectivas imagens adquiridas.

Para a aquisição das imagens foi utilizada uma placa de aquisição de imagens série M da National Instruments. Esta placa possui um canal para aquisição da imagem e um canal para trigger.

O software aplicativo foi desenvolvido em LabVIEW especificamente para esta aplicação e a DAQSYS – Dados & Controle contou com colaboração da Electrolux em todas as fases do projeto. O aplicativo contém uma tela principal para a exibição dos resultados e análises da inspeção dos produtos. Os resultados são exibidos em forma de tabelas, com valores referentes à deformação geométrica do produto, assim como um gráfico de histórico que mostra todos os valores de inspeção do ensaio corrente. O software possui telas de cadastros de produtos, onde o usuário pode fazer a manutenção dos dados contidos para a realização dos ensaios. O acesso aos níveis de cadastro e manutenção dos dados de ensaio é protegido por senha, sendo permitido apenas a determinados níveis de usuários previamente cadastrados pelo administrador.

O Sistema permite a inspeção e análise das características geométricas dos produtos. O critério utilizado para a análise dessas características, e a sua posterior avaliação, são configurados no próprio sistema através de uma tela de calibração e uma tela de manutenção. Como foi citado, essas duas telas contém todos os parâmetros necessários para que o usuário altere os critérios de análise das deformações dos produtos. Esses critérios de avaliação são salvos em arquivos específicos, assim como a data de sua alteração.

Ao final dos ensaios, o usuário pode solicitar o relatório dos resultados, o qual é gerado pelo software aplicativo em formato MS Excel, como todos os dados cadastrais do produto, assim como as imagens adquiridas na inspeção. As imagens podem ser visualizadas separadamente em uma pasta específica onde são salvas com uma nomenclatura padrão escolhida pelo cliente, contendo ainda os valores de data/hora da inspeção e o valor resultante da deformação do produto inseridos na própria imagem.

A solução de visão para inspeção de rugas e fiapos foi um projeto conjunto entre a DAQSYS – Dados & Controle e a Electrolux do Brasil, que virou referência internacional de qualidade nos laboratórios de lavadoras. Exemplo disso foi o interesse da planta da Electrolux Itália em adquirir o sistema, como forma de melhorar a qualidade da inspeção de tecidos em seus laboratórios.

Para mais informações sobre esta aplicação ou outras desenvolvidas pela DAQSYS, entrar em contato através do fone (47) 3029-0764 ou info@daqsys.com.br.



voltar

47.3029.0764
rua São Paulo, nº 31, Sl. 6. Bucarein
cep 89202-212 | Joinville - SC
daqsys@daqsys.com.br
SP: 11 2781.0202 | 11 99277.4534

Newsletter

Cadastre-se e fique bem informado!



Busca

Zumerata Internet