DAQSYS Soluções Integradas

::: Dinamômetro


::: DESAFIO :::

Desenvolver um sistema para realização de ensaios de motores elétricos totalmente automatizados. Busca-se com isso a flexibilidade e a padronização dos diversos ensaios realizados, sendo os mais importantes: a curva de eficiência, a curva de partida e a curva de tombamento, os quais fornecem dados primordiais para avaliação dos motores e melhoria constante do produto final.




::: SOLUÇÃO :::

Utilizar uma arquitetura composta por um PC com uma placa de aquisição de dados dedicados ao painel. Sendo o software utilizado para aquisição, processamento dos sinais, comunicação com diversos instrumentos e seleção e controle das etapas de teste. Tendo como plataforma de desenvolvimento para todo o sistema o software LabVIEW.




::: DESCRIÇÃO :::

A Embraco, empresa brasileira, líder mundial na fabricação de compressores para refrigeração, necessitava de um sistema para realização de ensaios de motores elétricos, o qual avalia, dentre outros ensaios, a eficiências dos motores. Este sistema é conhecido na empresa por painel de Dinamômetro. Tendo como principais ensaios, o levantamento da curva de eficiência do motor (Eficiência versus Torque), curva de partida (Torque versus Velocidade) e a curva de tombamento (Torque versus Velocidade). Como resultado desses ensaios tem-se um grande volume de informações, as quais são utilizadas em diversas linhas de pesquisa, como forma de realimentação para que melhorias no projeto possam ser realizadas, otimizando o desempenho dos motores elétricos.

Para realização dos ensaios, o motor é a acoplado em um dos eixos do mancal. Sendo que na outra extremidade, existe um segundo motor (com potência maior) acoplado, utilizado para imposição de torque, o qual é controlado por um inversor de frequência e ajustado via comunicação serial com o sistema. A seleção e parametrização do ensaio é realizada através do software, o qual comunica e ajusta a fonte de tensão eletrônica via GPIB, de acordo com a tensão e frequência do motor selecionado. As grandezas elétricas são medidas através de um wattímetro e transmitidas via GPIB, sendo realizada a aquisição dos sinais de velocidade (leitura do encoder através da entrada do contador da placa), temperatura (termopar por entrada analógica), torque (célula de carga por entrada analógica). Durante os ensaios o software faz os acionamentos do painel, comunicação com os instrumentos, o controle de velocidade e o controle de torque em função da configuração de teste. Dessa forma é possível obter dados precisos no ponto de carga do motor e em demais regiões de interesse.

Além dos ensaios padrões, é possível realizar ensaios manuais, onde o operador tem a liberdade de customizar o teste para análise de casos específicos aplicados normalmente em desenvolvimentos de novos motores.
O software foi desenvolvido de forma salvar automaticamente os resultados em uma estrutura hierárquica de pasta, para que dessa forma fosse possível gerar um relatório completo contendo informações de diferentes ensaios e diferentes peças de acordo com as necessidades do cliente, mantendo dados do produto em um histórico padronizado.

Para mais informações sobre esta aplicação ou outras desenvolvidas pela DAQSYS, entrar em contato através do fone (47) 3029-0764 ou info@daqsys.com.br.



voltar

47.3029.0764
rua São Paulo, nº 31, Sl. 6. Bucarein
cep 89202-212 | Joinville - SC
daqsys@daqsys.com.br
SP: 11 2781.0202 | 11 99277.4534

Newsletter

Cadastre-se e fique bem informado!



Busca

Zumerata Internet