DAQSYS Soluções Integradas

::: Teste de Epstein


::: DESAFIO :::

Desenvolver um sistema de aquisição de dados para automação do processo de medição das características dos aços elétricos através do quadro de Epstein. Tendo como objetivo a geração da curva de magnetização, a curva B-H e as perdas específicas do corpo de prova.




::: SOLUÇÃO :::

Utilizar uma arquitetura baseada em PC, com placa de aquisição de dados da National Instruments, sendo a integração e o desenvolvimento realizados através do software LABVIEW. Dessa forma, tem-se um sistema devidamente projetado para atender as necessidades do cliente, contendo as funcionalidades de configuração e controle do ensaio, processamento dos sinais, armazenamento de resultados e geração de relatórios.




::: DESCRIÇÃO :::

A Embraco, empresa brasileira, líder mundial na fabricação de compressores para refrigeração, necessitava de um sistema para avaliar a qualidade dos aços elétricos (de seus fornecedores) utilizados nos motores elétricos dos compressores. Tal ferramenta é fundamental para auxiliar os projetistas na busca constantes por produtos de melhor qualidade e eficiência.

O software foi desenvolvido em LabVIEW de forma a atender as necessidades do cliente e com base na norma NBR-6151 (1996) – Produtos Laminados Planos de Aço para Fins Elétricos – verificação das propriedades, procedimento padronizado para realização de ensaios em amostra de aços para fins elétricos através de quadro de Epstein.
O sistema possui uma tela de para parametrização do ciclo de ensaios, onde são informadas as propriedades do aço, a faixa de indução magnética e as frequências a serem testadas. Através dos sinais de corrente e tensão adquiridos, obtém-se a indução magnética, o campo magnético e as perdas específicas do material. O software ajusta automaticamente cada ponto a ser medido, de acordo com os pontos previamente definidos, tendo na conclusão do ensaio a curva de magnetização e a curva de perdas apresentadas em forma de gráficos e tabelas.
Ao final do ensaio o usuário pode solicitar um relatório de testes, o qual é gerado pelo software aplicativo, em forma de um documento MS Excel, com uma tabela de dados relativos aos resultados dos ensaios. As curvas também são armazenadas no microcomputador para futuras visualizações dos ensaios, como um histórico.

Para mais informações sobre esta aplicação ou outras desenvolvidas pela DAQSYS, entrar em contato através do fone (47) 3029-0764 ou info@daqsys.com.br.



voltar

47.3029.0764
rua São Paulo, nº 31, Sl. 6. Bucarein
cep 89202-212 | Joinville - SC
daqsys@daqsys.com.br
SP: 11 2781.0202 | 11 99277.4534

Newsletter

Cadastre-se e fique bem informado!



Busca

Zumerata Internet