DAQSYS Soluções Integradas

::: Bancada de teste multifuncional


::: DESAFIO :::

Desenvolver um software capaz de realizar os ensaios de caracterização de direções hidráulicas, fabricadas pela JTEKT Automotiva situada na cidade de Piraquara-PR. O software deverá interagir com uma bancada denominada multifuncional, equipada com transdutores e dispositivos de movimentação que permitem a realização de doze ensaios diferentes, onde cada um dará origem a uma curva de resposta que serão analisadas para a determinação de algumas características funcionais. Localizado no Laboratório de Engenharia da JTEKT o mesmo dá suporte ao desenvolvimento de projetos de novos sistemas de direção e também permite a auditoria de produtos já existentes.




::: SOLUÇÃO :::

Utilizando a plataforma de desenvolvimento LabVIEW desenvolver um software que será executado num computador com características industriais equipado com placas de aquisição de dados e de comunicação. O software terá como característica principal a interação com o controlador da bancada, permitindo a automatização dos ensaios, além de promover a visualização dos resultados e manipulação matemática das informações.




::: DESCRIÇÃO :::

A JTEKT, fabricante de sistemas de direção hidráulica para veículos contratou a DAQSYS para realizar o desenvolvimento do software de aquisição e controle de dados para a bancada multifuncional, equipamento esse já presente no laboratório de engenharia.
Nesse sistema o software aplicativo tem como principais funções realizar a aquisição de dados de variáveis analógicas, provenientes de transdutores de pressão, torque, vazão, células de carga e LVDT. Além disso, faz a aquisição de dados de variáveis digitais de alta frequência, como posição dos carros de movimentação, ângulo de giro do pinhão e medição de folga da cremalheira.
Para permitir a troca de informações entre o PC e o PLC da bancada é estabelecida a comunicação utilizando o protocolo de rede PROFIBUS. Outra funcionalidade do software é possibilitar ao usuário cadastrar os produtos e seus respectivos parâmetros para a realização dos diversos ensaios.
Durante a realização dos ensaios o usuário poderá monitorar o andamento dos mesmos através da geração em tempo real dos gráficos e indicadores digitais. Ao final do ensaio pode-se através de tabelas, avaliar as análises matemáticas resultantes do processo de medição. Após a finalização dos ensaios é possível através de um módulo de geração de relatórios, gerar tanto no formato MS-EXCEL quanto em MS-WORD os relatórios de resultado.
Os ensaios gerados pelo software, como dito anteriormente, são doze e estão listados abaixo:

– Torque rotacional
– Esforço de deslizamento
– Folga do mancal em todo o curso
– Lei de direção estática
– Lei de direção dinâmica
– Lei de válvula sobre direção estática
– Esforço x Pressão
– Lei de válvula sobre direção dinâmica
– Teste de sensibilidade
– Curso de cremalheira
– Relação de engrenamento
– Ensaio customizado

Com o desenvolvimento desse software aplicativo foi possível à equipe de engenharia da JTEKT, obter resultados precisos através de ensaios com total flexibilidade que permitem se adaptarem as necessidades impostas por seus clientes, fabricantes de automóveis.
Para mais informações sobre esta aplicação ou outras desenvolvidas pela DAQSYS, entrar em contato através do fone (47) 3029-0764 ou info@daqsys.com.br.



voltar

47.3029.0764
rua São Paulo, nº 31, Sl. 6. Bucarein
cep 89202-212 | Joinville - SC
daqsys@daqsys.com.br
SP: 11 2781.0202 | 11 99277.4534

Newsletter

Cadastre-se e fique bem informado!



Busca

Zumerata Internet